Erramos: Importação de camarão argentino pelo Brasil está mesmo liberada

A importação de camarão argentino pelo Brasil está mesmo liberada, como noticiou o AGROemDIA na tarde dessa terça-feira (4). A compra do produto foi autorizada pela Justiça brasileira de 1ª instância, ao cassar a medida cautelar ajuizada em 2013 pela Associação Brasileira de Criadores de Camarões (ABCC) contra a importação. No entanto, a entidade ainda pode recorrer da decisão.
Ainda na noite dessa terça (4), o AGROemDIA recebeu a informação de que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, havia aceitado recurso da ABCC contra a suspensão da medida cautelar, até o julgamento final. No entanto, esta notícia é falsa, como o AGROemDIA apurou na manhã desta quarta-feira (5).
O fake news foi veiculado pelo PortalnoAR, do Rio Grande do Norte. O AGROemDIA também replicou trechos da notícia falsa publicada pelo portal potiguar, por confiar em sua fonte e acreditar que a informação era verdadeira. A redação se enganou. Era fake news. Pedimos desculpas aos nossos leitores pelo erro.
A reparação do erro faz parte das normas de redação do AGROemDIA e segue sua política editorial de comprometimento com a transparência e respeito à verdade factual.
A notícia correta, portanto, é a que foi veiculada na tarde dessa terça (4) pelo AGROemDIA.
Leia abaixo:
A Justiça brasileira de 1ª instância liberou a importação de camarões da Argentina. A compra do produto do país vizinho estava proibida em razão de medida cautelar ajuizada em 2013 pela Associação Brasileira de Criadores de Camarões (ABCC). A entidade ainda pode recorrer da decisão.
Em comunicado divulgado nessa segunda-feira (3), a Secretaria de Governo da Agroindústria da Argentina informa que a Justiça brasileira reconheceu que os camarões produzidos naquele país não representam risco ao Brasil.
O governo argentino destaca também que a decisão da Justiça brasileiro foi tomada com base em estudos científicos. Entre eles, um trabalho desenvolvido pelos dois países ainda em 2013.
No informe, a Secretaria de Governo da Agroindústria enfatiza ainda que a cadeia produtiva de camarões argentina é altamente competitiva e apresenta grandes oportunidades para o país por seu potencial exportador. O país já vende o produto, entre outros mercados, para a União Europeia e China.