Sai lista de produtos da agricultura familiar com desconto no Pronaf em junho

açai izaque pinheiro embrapa
Açaí faz parte das 13 itens contemplados com abate no financiamento do programa

Os bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) deste mês saíram para 13 produtos, cultivados e extraídos em diversas regiões brasileiras. A lista com os produtos e estados beneficiados foi publicada nesta sexta-feira (7) no Diário Oficial da União e terá validade do dia 10/06 até 9 de julho próximo.

O percentual é calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com base nos preços médio de mercado e de garantia, referentes ao mês de maio. O bônus apurado é utilizado pelo agricultor como desconto nas operações de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Da Região Norte, estão relacionados açaí (AC e AM), cacau (AM), feijão caupi (PA) e babaçu (TO). Do Nordeste, também o babaçu e feijão caupi (MA, PE, CE e PI), castanha de caju (PB), leite (PE), manga (BA), mel (BA, PI e RN) e raiz de mandioca (CE e PB).

Cana-de-açúcar (ES), mel (MG) e raiz de mandioca (ES) saíram para agricultores familiares da Região Sudeste e feijão caupi, para o Centro-Oeste (MT). Da Região Sul, recebem bônus café arábica (PR), maracujá (SC), mel (PR, SC e RS) e uva (SC).

Os produtos com maior pontuação para uso no desconto são o feijão caupi de Mato Grosso, com um bônus de garantia de preços de 52,92%, o babaçu de Tocantins e do Maranhão, com 50,66% e 45,72%, respectivamente, e o mel de Santa Catarina, com 41,12%.

Sempre que o valor de mercado dos produtos contemplados no PGPAF estiver abaixo do preço de garantia é gerado um benefício. O principal parâmetro são os custos de produção elaborados pela própria Conab. No Pronaf, o recurso tem como objetivo financiar a implantação, ampliação ou modernização das estruturas de produção, beneficiamento e indústrias no meio rural e em áreas comunitárias rurais.

Confira a lista completa no Diário Oficial da União.

Do Mapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: