Planaltina encerra Folia da Roça em homenagem ao Divino Espírito Santo

ibaneis rocha festa na roca festa do divino planaltina renato araujo ag brasilia
Governador Ibaneis Rocha participa de cavalgada religiosa – Renato Alves/Ag.Brasília

A 137ª Folia da Roça terminou neste sábado (8), em Planaltina. A festa em homenagem ao Divino Espírito Santo teve início este ano no dia 31 de maio.  O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou da cavalgada de encerramento do evento.

Pela grandeza e importância religiosa que exerce na cidade, o festejo é considerado patrimônio cultural imaterial do DF desde 2013 e só não é maior em público que a Via Sacra do Morro da Capelinha, também na região.

O governador estava acompanhado de primeira-dama Mayara Noronha; do vice, Paco Britto; do secretário de Esportes, Leandro Cruz; e do líder do governo na Câmara Legislativa, deputado Cláudio Abrantes.

“Estou muito emocionado por estar aqui e participar de um evento dessa magnitude cultural, religiosa e turística do nosso Distrito Federal”, disse Ibaneis Rocha, durante a cavalgada que saiu da DF 128, na Parada das Frutas, e foi até o centro de Planaltina Velha.

Tradição familiar

Maria Helena da Silva, a Dona Nitinha, que anos assumiu o legado do irmão José Simão, falecido há anos, foi a responsável pela distribuição de frutas aos cavaleiros e fiéis no acostamento da rodovia antes da partida dos cavalos para o encontro das bandeiras na cidade. “Para mim, a festa em homenagem ao Divino Espírito Santo é tudo. Representa a minha vida e o meu amor por isso”, disse.

Há registros de que a folia do Divino começou no DF há 137 anos, na região que hoje abriga Planaltina –apesar de ser celebrada há 40 anos.

Da redação, com Agência Brasília

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: