Boi gordo: Após cair na 1ª quinzena, preço se recupera neste final de mês

boi gordo keke barcellos embrapa 18 4 19
Keké Barcellos/Embrapa

Os preços do boi gordo têm oscilado com força neste mês. No início de junho, o Indicador do boi gordo ESALQ/B3 chegou a acumular queda de 5,42% (até o dia 7), fechando a R$ 144,85 no dia 7, o menor patamar diário desde novembro/18. Já de meados do mês para cá, os preços voltaram a subir, recuperando todas as perdas acumuladas. Assim, até essa quarta-feira, 26, o Indicador registra alta mensal de 0,52%, fechando a R$ 153,95.

Segundo pesquisadores do Cepea, em praticamente toda a primeira quinzena deste mês, o mercado foi influenciado pela paralisação temporária dos embarques de carne bovina para a China (em decorrência do caso atípico de “vaca louca” em um animal de Mato Grosso).

Além disso, a oferta de animais com o final da safra e início da entressafra também acabou resultando em quedas nos preços da arroba em boa parte de junho.

Já esta segunda quinzena do mês vem sendo marcada pela recuperação nos preços do boi gordo, o que está atrelado especialmente à volta dos embarques à China – o anúncio da liberação ocorreu dia 13 –, o que eleva a demanda por novos lotes de animais.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta