Produção de cerveja de mandioca beneficia agricultura familiar maranhense

mandioca cerveja montagem 03

Mais de 1.830 famílias, em mais de 20 municípios, estão sendo beneficiados pela parceria entre o governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e cervejaria Ambev. A empresa já recebeu mais de 4 mil toneladas de mandioca de pequenos produtores rurais maranhenses para a produção da cerveja Magnífica. A iniciativa visa potencializar a vocação do estado para o cultivo da raiz.

As tratativas entre a Seinc e a empresa tiveram início em 2015 e resultaram no lançamento da cerveja Magnífica há seis meses. Além dos produtores rurais, o projeto mobiliza arrancadores, transportadores, por meio de cooperativas e associações.

Segundo com o secretário da Seinc, Simplício Araújo, “a parceria está superando as expectativas com a alavancagem do sistema de produção da mandioca no estado.”

Municípios

Os municípios envolvidos na venda de mandioca são Bequimão, Santa Rita, Presidente Vargas, Pirapemas, Buriticupu, Afonso Cunha, Gonçalves Dias, Alto Alegre, Codó, Pedreiras, Maracaçumé, Itapecuru Mirim, São Bernardo, Magalhães de Almeida, Santana do Maranhão, Riachão, Água Doce, Tutoia, Barreirinhas, Araioses, Icatu e Morros.

Ainda de acordo com o Araújo, o projeto envolve uma sucessão de elos. “O Maranhão é o terceiro estado com maior área plantada de mandioca e o quarto em produção. Com essa integração e interação com a Ambev, conseguimos retribuir à cadeia, que tem suma importância socioeconômica, com verticalização e adensamento”.

Mais incentivos

Recentemente, a Seinc reuniu mais de 300 produtores, sindicatos, secretários de agricultura em duas reuniões que tiveram o objetivo de apresentar os requisitos de fornecimento da mandioca para a cervejaria Ambev, como parte dos trabalhos de adensamento da cadeia da mandioca no Maranhão.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

3 comentários em “Produção de cerveja de mandioca beneficia agricultura familiar maranhense

  • 18 de agosto de 2019 em 18:05
    Permalink

    Pedreiras tbm está envolvida, mas não foi citada na matéria acima.

    Resposta
    • 18 de agosto de 2019 em 21:38
      Permalink

      Já está. Obrigado. Redação AGROemDIA

      Resposta
  • 24 de agosto de 2019 em 16:32
    Permalink

    Tenho 500 hectares na cidade de Pinheiro MA, para o plantio de mandioca para a produção da cerveja magnifica, queria fazer uma parceria com a empresa responsável

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: