Relator de projetos sobre a crise do setor leiteiro participa de debate na Expointer

montagem ze silva e ronaldo santini
Zé Silva (E) e Santini vão debater crise do setor leiteiro na Expointer – Fotos: Câmara

O deputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG), relator de dois projetos de lei voltados ao setor leiteiro, participará de debate sobre a crise na pecuária de leite, no próximo dia 29 (quinta-feira), na Casa da Famurs, durante a Expointer, em Esteio (RS). Segundo ele, o seu relatório, que deverá ser apresentado nas próximas semanas, terá três pilares: preço nacional de referência para o leite, prazo de pagamento e mecanismos de contratos e comercialização.

O convite para o parlamentar mineiro participar da reunião na Expointer foi feito nesta quarta-feira (21), durante a sessão da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, pelo deputado federal Ronaldo Santini (PTB-RS).

Ao destacar a importância do debate, Santini disse que é necessário encontrar com urgência uma forma de apoiar a cadeia leiteira. “Os produtores não têm mais esperança de ver solução [para a crise]. É preciso tirá-los das incertezas, porque eles acordam de madrugada, fazem a ordenha, entregam o leite e não têm ideia nem de quanto será pago pelo produto.” Para o deputado gaúcho, eles deveriam pelo menos saber quanto vão receber pelo litro do leite.

Situação caótica

“Não tem mais como adiar a busca de solução para essa situação caótica vivida pela cadeia produtiva do leite”, acrescentou Zé Silva, assinalando a relevância socioeconômica do setor, que reúne cerca de 1,2 milhão de agricultores familiares.

O relatório do projeto de lei 9793, ao qual foi anexado o PL 10325, ambos de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), já poderia ter sido apresentado à Comissão de Agricultura. No entanto, isso foi adiado a pedido da Viva Lácteos, da CNA e a OCB. As três entidades querem conversas com o relator sobre a proposta de estabelecer mecanismos de contratos.

Segundo uma fonte do AGROemDIA, há o receito por parte dessas entidades de que os pequenos produtores de leite não tenham condições de cumprir exigências relacionadas à previsão da quantidade do produto a ser entregue à indústria láctea.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: