Bolsonaro autoriza Forças Armadas a combater incêndios na Amazônia

bolsonaro 23 8 19 marcello casal jr abr
Foto?: Marcello Casal Jr./ABr

Da Agência Reuters

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta sexta-feira (23) autorização preventiva para Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para combate aos incêndios florestais nos estados da Amazônia Legal, para entrar em vigor a depender de cada governador apresentar um pedido.

A autorização foi publicada nesta sexta em uma edição extra do Diário Oficial. Com isso, tropas das Forças Armadas deverão participar do combate às queimadas na região.

De acordo com informações do Palácio do Planalto, os nove estados da Amazônia Legal já concordaram com a GLO. No entanto, apenas Roraima já assinou o pedido.

Ao sair de uma reunião com Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o governador do estado, Antonio Denarium, confirmou que apresentou o pedido.

“Os estados da região amazônica não têm condições hoje de fazer o combate aos incêndios florestais”, disse Denarium. “O governo federal vai colocar as tropas que estão na região e se for necessário levará outras.”

Essa é a primeira medida anunciada pelo governo depois da crise causada pelas informações de que os focos de queimada na Amazônia aumentaram mais de 80% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: