Proposta de nova CPMF derruba secretário da Receita Federal

marcos cintra secretario receita abr.jpg
Marcos Cintra, ex-secretário da Receita Federal – Foto: Agência Brasil

A insistência em apresentar ao Congresso Nacional a proposta de criação de uma nova CPMF, como parte do projeto de reforma tributária, acabou derrubando o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, informa a jornalista Vera Magalhães, na BRPolítica, do Estadão. O Ministério da Economia já confirmou a exoneração de Cintra. Em seu lugar, assume interinamente o auditor José de Assis Ferraz Neto.

Segundo a colunista, “a discussão infindável e infrutífera da criação de um novo tributo similar à CPMF derrubou o secretário da Receita Federal”. O governo, lembra a jornalista, vinha insistindo na tese de uma contribuição sobre pagamentos, dizendo que seria um tributo de muita potência fiscal e de fácil arrecadação, além de permitir a desoneração dos salários.

No entanto, a rejeição à nova CPMF entre os políticos, a começar pela presidente Jair Bolsonaro, fez com que o ministro da Economia, Paulo Guedes, não mais avalizasse a proposta, deixando Cintra em uma situação insustentável. Nesta quarta-feira 11, o secretário da Receita cancelou compromissos oficiais.

O Ministério da Economia também fez questão de ressaltar que o governo ainda não concluiu a proposta de reforma tributária que será enviada ao Congresso Nacional.

Da redação, com informações do Estadão

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: