Pronaf: Sai a lista de produtos da agricultura familiar com desconto em setembro

lista garantia safra mda_mossoro_9 9 19
Foto: MDA/Arquivo

O Diário Oficial da União desta segunda-feira (9) publica a relação dos produtos e estados com direito a descontos, no período de 10 de setembro a 9 de outubro deste ano, nas operações de crédito realizadas junto a instituições financeiras por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O desconto concedido corresponde à diferença entre o preço de mercado e o de garantia.

A relação consta da Portaria nº 4.205, de 6 de setembro, assinada pelo secretário substituto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz de Araújo. Os preços de mercado e os bônus de desconto previstos na portaria referem-se ao mês de agosto de 2019.

Os produtos com bônus são açaí, babaçu (amêndoa), borracha natural cultivada, castanha de caju, cará/inhame, feijão caupi, laranja, mamona em baga, maracujá, mel, raiz de mandioca e tomate.

Para os agricultores que têm operações de investimento sem um produto principal, há o bônus da cesta de produtos. Nesses casos, os descontos são calculados por meio de uma composição dos bônus do feijão, leite, mandioca e milho.

Os estados que integram a lista deste mês são Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Tocantins, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraná, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso, Sergipe, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Algumas das culturas terão bônus acima de 51%, como é o caso do babaçu (amêndoa) para agricultores de Maranhão. O produto, que tem preço de garantia de R$ 3,04/ kg, teve o valor de mercado no último mês registrado em R$ 1,46/ kg, o que representa queda de 51,97%.

Os descontos de todos os cultivos são calculados mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgados pela Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Clique aqui para acessar a lista dos produtos contemplados pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).

*Matéria ampliada às 22h.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

3 comentários em “Pronaf: Sai a lista de produtos da agricultura familiar com desconto em setembro

  • 9 de setembro de 2019 em 19:57
    Permalink

    O Rio Grande do Sul de fora kkk.
    O sul sempre paga o preço!!!

    Resposta
  • 9 de setembro de 2019 em 21:10
    Permalink

    Gostaria de saber como funciona

    Resposta
  • 13 de setembro de 2019 em 09:28
    Permalink

    Ei café vai um desconto também

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: