Liberadas exportações brasileiras de leite e derivados para o Egito

tereza cristina egito egito
Ministra Tereza Cristina anuncia abertura do mercado do Egito aos lácteos do Brasil  Reprodução/Mapa

Da redação/AGROemDIA

O Egito liberou a compra de produtos lácteos do Brasil. “As autoridades egípcias aprovaram o Certificado Sanitário Internacional (CSI) que respalda as exportações brasileiras de leite e produtos lácteos”, anunciou, neste sábado 14, em suas contas no Twitter e no Youtube, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, que lidera missão a quatro países do Oriente Médio (Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Egito).

“Essa é uma grande notícia [para a cadeia de lácteos brasileira]”, disse Tereza Cristina. Segundo ela, a partir do próximo mês, o Brasil já pode começar a embarcar leite e queijos para aquele mercado. Esse é o primeiro resultado da missão liderada pela ministra, que nessa sexta-feira 13 se reuniu com autoridades egípcias, na cidade do Cairo. “As negociações foram muito rápidas.” Desde 2016, o governo brasileiro esperava pela resposta do Egito.

China

Recentemente, a China também liberou as importações de produtores lácteos brasileiros.

A abertura dos dois mercados cria uma perspectiva animadora para o setor de leite brasileiro, que reúne cerca de 1,2 milhão de produtores. Há pelo menos cinco anos, a cadeia leiteira enfrenta dificuldades atribuídas pelos pecuaristas aos altos custos de produção, à carga tributária elevada, ao baixo preço do litro de leite pago pelos laticínios e à concorrência internacional, especialmente da Argentina e do Uruguai.

 

 

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: