AgropecuáriaNotícias do dia

Couro brasileiro é destaque em Milão

couro brasileiro divulgacao cicb
Foto: CICB/Divulgação

Terceiro maior exportador de couro do mundo, o Brasil volta a ser destaque em Milão, um dos mais importantes centros da moda mundial. Executivos e estilistas de marcas mundialmente reconhecidas terão a oportunidade de conhecer melhor o selo de Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) que será apresentado nesta quarta-feira 2,  no workshop “Sustainability Partnerships In The Leather Industry: Focus On Raw Material”, um evento que abre a feira LineaPelle, uma das mais importantes no mundo da moda internacional.

A divulgação do CSCB no workshop, bem como a participação de cinco curtumes brasileiros na feira LineaPelle tem o apoio do Brazilian Leather – uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo à participação do couro do país no mercado externo.

O CSCB foi lançado em 2015 pela cadeia produtiva de couros do Brasil. O rigoroso processo de certificação é baseado nas normas da ABNT e no Regulamento de Avaliação de Conformidade do Inmetro. O selo é reconhecido por grandes entidades do comércio internacional, como a União Nacional da Indústria Curtidora Italiana (UNIC) – por meio do Instituto Italiano de Certificação de Qualidade para o Setor de Couros (ICEC) –, além de marcas icônicas, como o Grupo Kering, considerado um dos maiores indicadores mundiais de sustentabilidade corporativa.

Para obter o CSCB cada empresa precisa trabalhar no aprimoramento de 173 indicadores. Há quatro níveis do selo: Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação), Prata (75%), Ouro (90%) e Diamante (100%).

O workshop em Milão faz parte do projeto “Relatórios Sociais e Ambientais 2020”, com o apoio do Programa de Diálogo Social da Comissão Europeia. Estão confirmados palestrantes de todo o mundo que integram a cadeia de valor do couro desde a pecuária. O CSCB irá compartilhar a experiência com curtumes no Brasil, avanços neste setor e novos projetos que aprimoram ainda mais a produção de couro no campo da sustentabilidade. “Com uma audiência qualificada composta em grande parte pelos visitantes da Lineapelle, o workshop será importante para mostrar nosso trabalho e os resultados que temos em termos de sustentabilidade do couro nacional”, explica o representante do CICB, Rafael Andrade.

Conhecida como capital moda, Milão é o berço de marcas como Gucci, Fendi, Mochino, Prada, Versace e Missoni. Quem quiser saber mais sobre couro e ver as tendências nesse setor tem que visitar a feira LineaPelle, que reúne os maiores curtumes e designers do setor para discutir e expor o que há de novo.

Os curtumes brasileiros Bolzano, Courovale by BCM, Krumenauer, Nova Kaeru e Soubach Special Leathers terão estandes individuais na feira. Eles apresentarão suas novidades para coleções de inverno a um público de mais de 100 países com interesse em couros acabados, alto valor agregado e atributos de design, inovação e qualidade – foco principal desta feira.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading