Instituto Brasil Orgânico será criado nesta 5ª-feira em São Paulo

horta agricultura organica embrapa
Entidade nasce com objetivo de incentivar aumento da produção e do consumo de alimentos orgânicos no país – Foto: Embrapa/Arquivo

O movimento orgânico brasileiro está se fortalecendo ainda mais. Nesta quinta-feira 3, ocorre em São Paulo a assembleia de fundação do Instituto Brasil Orgânico, que nasce com o propósito de trabalhar na defesa, expansão e desenvolvimento da produção orgânica no país, envolvendo todo os elos da cadeia, desde o produtor ao consumidor.

Segundo a sua comissão organizadora, o Instituto Brasil Orgânica reunirá informações e criará grupos de trabalho para debater as grandes questões da agricultura orgânica e prestará apoio aos produtores rurais, processadores, comerciantes, consumidores, técnicos e demais interessados nessa forma de produção de alimentos.

Além de contribuir para aumentar a produção e o consumo de orgânicos no país, a entidade promoverá ações destinadas a informar produtores, consumidores, profissionais da área de saúde, professores e estudantes, entre outros, sobre a importância da alimentação saudável para a população e para a sustentabilidade do planeta.

O Instituto Brasil Orgânico, que terá sede em Brasília, também incentivará e promoverá o desenvolvimento de tecnologias apropriadas à produção orgânica e de base agroecológica, em todos os segmentos que integram suas cadeias produtivas, além de buscar o aperfeiçoamento e a inovação das diferentes formas de comercialização, reforçando os princípios de comércio justo.

Entre os membros da comissão organizadora da entidade, estão os engenheiros agrônomos Rogério Dias, ex-coordenador de agricultura orgânica do Ministério da Agricultura; José Pedro Santiago, fundador e primeiro presidente da AAO (Associação de Agricultura Orgânica); e Marcelo Laurino, secretário executivo da CPOrg (Comissão da Produção Orgânica do Estado de São Paulo).

Durante a assembleia de fundação da entidade, será feita uma homenagem à grande inspiradora da agricultura orgânica brasileira, a doutora Ana Maria Primavesi, que completa 99 anos neste 3 de outubro e será representada na solenidade pela sua filha, Carin Primavesi.

Princípios do Instituto Brasil Orgânico

*A conciliação entre o desenvolvimento sustentável e a conservação da natureza;

*A responsabilidade social em todas as etapas da cadeia produtiva;

*O direito de todas e todos a uma alimentação saudável;

*A garantia da segurança e da soberania alimentar de toda a população;

*O respeito aos direitos humanos;

*A valorização do comércio justo e solidário;

*A independência institucional;

*O repúdio aos preconceitos e discriminações de qualquer natureza; e

*A legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade, a economicidade e a eficiência.

SERVIÇO:

Assembleia de fundação do Instituto Brasil Orgânico

Data: 3 de outubro (quinta-feira)

Horário: 17h

 Local: Auditório Paulinho Nogueira – Parque da Água Branca – Av. Francisco Matarazzo, 455 – Perdizes – São Paulo (SP)

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: