Exportações brasileiras de suco de laranja disparam no 1º trimestre da safra

laranja suco saltando da metada da laranja pixabay license
Foto: Pixabay License

Da Reuters

As exportações de suco de laranja brasileiro tiveram uma alta de 33% no primeiro trimestre da safra 2019/20, em relação ao mesmo período da temporada passada, com impulso dos embarques à União Europeia, principal cliente do Brasil, informou nesta quarta-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR).

Os embarques do Brasil, maior exportador global de suco de laranja, atingiram 291.767 toneladas (FCOJ Equivalente a 66º Brix) entre julho e setembro, registrando receita de 508,4 milhões de dólares no período, alta de 23% ante o primeiro trimestre da safra anterior.

“Com uma maior disponibilidade de suco na praça por causa da grande oferta e com preços depreciados, essa recuperação era uma possibilidade, porém temos que ponderar que a base é baixa visto que no ano passado as exportações não performaram bem”, disse em nota o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.

A produção da principal região citrícola do Brasil (São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro) está estimada em 388,42 milhões de caixas de 40,8 kg, uma alta de cerca de 36% ante a temporada passada, segundo levantamento do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus).

Até o início de setembro, a região já havia colhido cerca de 35% da safra.

Para a União Europeia, as exportações totalizaram 225.462 toneladas, uma alta de 56% em relação em relação ao período 2018/19.

As exportações para os Estados Unidos, segundo maior mercado do suco brasileiro, caíram 16% entre os meses de julho e setembro na comparação com a temporada anterior, para 37.106 toneladas de suco de laranja.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: