Vendas brasileiras de etanol para Califórnia avançam com alta no preço do carbono

usina de etanol embrapa agroenergia
Foto: Embrapa Agroenergia

Da Reuters

As exportações de etanol do Brasil para a Califórnia (EUA) vêm sendo impulsionadas pelos altos preços dos créditos de carbono naquele mercado, o que gerou prêmios para o biocombustível de cana, infomrou nesta segunda-feira 28 a consultoria Datagro.

O analista-chefe da Datagro, Plínio Nastari, disse que o produto brasileiro recebe um prêmio de preço para entrar no mercado da Califórnia devido a sua menor pegada de carbono na comparação com o etanol de milho, o que permitiu maiores volumes de exportação nos últimos dois meses.

Nastari estima que o Brasil tenha embarcado 650 milhões de litros de etanol para a Califórnia entre janeiro e setembro, o dobro do volume visto em igual período do ano passado.

Esse comércio ajudou a alavancar as exportações totais do Brasil neste ano, que totalizam 1,45 bilhão de litros, alta de 24% em relação ao ano anterior.

Os preços mais altos para os créditos de carbono na Califórnia tendem a gerar maiores prêmios para biocombustíveis avançados, com menor pegada de carbono, afirmou o analista.

Nastari disse que os prêmios para o etanol de cana brasileiro chegam no momento a 200 dólares por milhão de litros.

“Isso manteve a janela de exportação para a Califórnia aberta por um tempo, e é por isso que estamos vendo navios com etanol brasileiro indo para os Estados Unidos”, observou Nastari durante apresentação em conferência da Datagro sobre o setor sucroalcooleiro.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: