Sul de Minas Geral lidera alta dos custos de produção da batata

batata paulo lanzetta embrapa 2 4 19
Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa

Entre as regiões produtoras de batata acompanhadas pelo Hortifrúti/Cepea, o sul de Minas Gerais apresentou a alta mais expressiva nos custos em 2019, principalmente na safra de inverno.

O principal item que elevou os custos foi a semente – o preço desse insumo dobrou de 2018 para 2019. Como a produtividade neste ano está menor, o custo é maior frente ao ano passado tanto por hectare quanto por saca.

Os fertilizantes também se valorizaram, mas de forma menos expressiva frente ao verificado na safra de 2018, quando o dólar elevado impulsionou as cotações do insumo.

Do Cepea/Hortifrúti

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta