Consultoria eleva para 121,78 mil t previsão da safra brasileira de soja

soja graos 1 11 19 gov tocantins
Foto: Gov. Tocantins

Da Reuters*

O Brasil deverá colher uma safra recorde de soja na temporada 2019/20, estimada em 121,78 milhões de toneladas, apontou nesta sexta-feira a consultoria INTL FCStone, que até outubro previa a produção em 121,4 milhões de toneladas.

Para elevar a previsão, a consultoria aumentou a estimativa de área plantada com soja para 36,5 milhões de hectares, pouco mais de 100 mil hectares acima do número de outubro, segundo relatório.

“O ligeiro aumento da oferta foi revisado em contexto de aumento no consumo doméstico, diante de produção e exportações aquecidas de carnes e da elevação da mistura de biodiesel no diesel”, disse a consultoria, em relatório assinado pela analista Ana Luiza Lodi.

As exportações em 2019/20 foram mantidas em 72 milhões de toneladas, “número com espaço para revisão, em meio à guerra comercial entre EUA e China e com dúvidas quanto à demanda do país asiático”.

Escassez de chuvas

Na temporada passada, afetada por uma seca, o Brasil produziu cerca de 115 milhões de toneladas de soja, em uma área de 35,87 milhões de hectares, segundo a FCStone.

O plantio da safra 2019/20 de soja no Brasil, que começou mais lento devido à escassez de chuvas, acelerou nas últimas semanas, disse a analista Ana Luiza.

“Ainda assim, haverá casos de replantio, sinalizando alerta em relação à janela de semeadura do milho ‘safrinha’ no começo do próximo ano”, destacou ela.

1ª safra de milho

Para a primeira safra de milho, a estimativa de produção da INTL FCStone ficou em 26,46 milhões de toneladas, ante as 26,85 milhões de toneladas calculadas em outubro, em virtude de uma mudança na metodologia de apuração, para ficar em linha com a Conab, que reclassificou alguns estados (majoritariamente do Nordeste) para a categoria de 3ª safra.

Diante dessa alteração de metodologia, a área plantada da primeira safra passou a ficar mais próxima dos 4 milhões de hectares do que dos 5 milhões. A estimativa de área plantada da INTL FCStone para o ciclo de verão de milho ficou em 4,17 milhões de hectares.

*Com informações da INTL FCStone

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: