Pecuarista gastou 2,2% a mais para produzir leite em outubro

leite ordenha MC embrapa humberto nicoline 3 11 19
Foto: Humberto Nicoline/Embrapa

O produtor gastou mais para produzir leite em outubro, na comparação com setembro.  A alta foi de 2,2%, de acordo com o indicador da atividade leiteira calculado pela Scot Consultoria. Em relação a igual período do ano passado, o indicador está 1,4% maior este ano.

“O aumento nos preços dos alimentos concentrados energéticos, com destaque para o milho (boa demanda para exportação), dos alimentos proteicos e dos defensivos colaboraram para o cenário”, informou, nesta terça-feira 5, a consultoria.

Segundo a Scot Consultoria, com a menor remuneração no campo (queda no preço do leite pago ao produtor) e alta nos custos de produção, a margem da atividade se estreitou em outubro.

Na comparação mensal, assinala a consultoria, a margem do produtor reduziu 3,2 pontos percentuais. Na relação ano a ano, a queda foi de 13,7 pontos percentuais.

“Em curto prazo, o câmbio mais fraco e o ritmo mais lento das negociações no final de ano poderão manter o mercado mais calmo para os alimentos concentrados. Além disso, a safra de capim que está começando deverá aliviar a necessidade de suplementação”, ressaltou a Scot Consultoria.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: