“Securitização já. A luta agora é pela aprovação do PL 10.624/18”

Jeronimo-Goergen-foto-Luis-MacedoCamara-dos-Deputados-edgarlisboa
Deputado federal Jerônimo Goergen – Foto: Luis-Macedo/Câmara

Jerônimo Goergen*

Nos últimos anos, lutei muito para mostrar ao governo que o agronegócio não vive apenas de boas notícias. Trabalhei os temas do Funrural e do endividamento agrícola, buscando alternativas para viabilizar a atividade econômica dos produtores rurais. Infelizmente, as coisas não evoluíram da maneira como esperávamos e os problemas seguem, agora com o agravante de uma nova crise climática: estiagem no Rio Grande do Sul e chuvas intensas em outros estados. Culturas como a do arroz, leite, café e coco foram algumas das mais afetadas. E agora vemos a crise se aprofundar sobre a soja e o milho.

Chegamos num momento no qual não há mais espaço para paliativos. Ou o Poder Público atua de forma efetiva ou teremos vários produtores sendo excluídos da atividade com um enorme e impagável passivo, além de num cenário de abertura de importantes mercados não termos os resultados esperados, principalmente de renda a quem produz pelo custo da conjuntura vivida dentro de casa: falta de acesso a crédito oficial e consequente endividamento extra bancário, passivo do Funrural, arrendamento altíssimo, elevado custo de produção, custo Brasil, clima, mercado, falta de um seguro agrícola eficiente..

Daqui para frente, a prioridade é realmente lutarmos para securitização da dívida dos setores que sofrem com endividamento gerado pelo conjunto de problemas que relatei.

Lutei por alternativas como as do BNDES, Fundo de Aval etc.. Agora, não tem outra saída a não ser lutar pela aprovação do PL 10.624/18, que já foi aprovado na Comissão de Agricultura.

Securitização já!

*Deputado federal pelo Progressistas do RS

** Todos os artigos são de responsabilidade dos seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre o seu conteúdo ao portal AGROemDIA

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: