Mapa abre consulta pública sobre Política Nacional de Recursos Genéticos

Responsável por abrigar uma das mais ricas biodiversidades do planeta, o Brasil dá um passo importante para o uso e a conservação de recursos estratégicos do país quando se trata de alimentação, agricultura, pecuária e outras áreas. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Portaria Nº 1 da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI), abriu à consulta pública, por 60 dias, para a proposta de texto sobre a Política Nacional de Recursos Genéticos para a Alimentação e Agricultura (PNRGAA). Com isso, a sociedade civil poderá participar com sugestões a respeito do anteprojeto.
Segundo a chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Cléria Inglis, a Política Nacional de Recursos Genéticos é fundamental para apoiar as ações nesse campo, garantir suporte orçamentário e investimentos em infraestrutura e recursos humanos, bem como na organização do conhecimento sobre os recursos genéticos conservados no Brasil.
“Essas ações permitirão a integração das instituições envolvidas na conservação e uso dos recursos genéticos, garantindo o acesso às informações a nível nacional, fundamental para atendimento aos compromissos assumidos pelo país”, destacou Cléria.
Um dos participantes do grupo de trabalho técnico criado pelo Mapa para a elaboração do texto, o pesquisador Samuel Paiva diz que ” a proposta orientará as ações não só do governo federal como das empresas públicas, universidades e institutos de pesquisa, na esfera federal, podendo, mediante mecanismos de estímulo, atuar no nível estadual e municipal”.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, responsável por abrigar o Banco Genético da Empresa, um dos cinco maiores do mundo, teve um papel importante na construção do texto, que tem como objetivo promover, de forma integrada, a conservação, valorização e o uso sustentável de recursos genéticos com recorte para agrobiodiversidade.
A proposta que está disponível para consulta pública foi elaborada por um grupo de trabalho técnico criado pelo Mapa para essa finalidade, do qual estavam a frente os pesquisadores da Samuel Paiva, Rosa Lia Barbieri, ambos da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, e Maria José Amstalden Moraes Sampaio, da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa.
Da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

