Andaterra promove reunião para debater pauta do agro para 2020

Andaterra-reunião-2020-768x768

Representantes da base produtora rural se reúnem, na próxima segunda-feira 20, em Florianópolis, para debater o plano de ações para 2020. Promovido pela Andaterra, o encontro terá a participação de integrantes do Movimento Brasil Verde e Amarelo e de outros grupos voltados à defesa dos produtores. A reunião é aberta a todos as agricultores e pecuaristas interessados em discutir a pauta do setor para os próximos 12 meses.

Em vídeo, o diretor jurídico da Andaterra, Jeferson da Rocha, reforça o convite aos produtores para participarem da reunião e enumera como exemplos de pautas prioritárias para este ano a securitização das dívidas rurais; a solução do passivo do Funrural; a rejeição à proposta de taxação das exportações agrícolas, incluída na PEC Paralela da Reforma da Previdência; e a venda de terras para estrangeiros.

Além da extinção do passivo do Funrural – promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro que ainda não foi resolvida –, a Andaterra considera a securitização das dívidas como uma das questões mais importantes do ano. Isso porque os produtores enfrentam agora, além do endividamento, quebra de safra em decorrência de problemas climáticos, o que tende a agravar a situação do setor.

Segundo a Andaterra, os bancos não têm renegociado as dívidas agrárias, chegando a apreender maquinário sem qualquer tentativa prévia de negociação, como foi o caso denunciado pela Andaterra em nota oficial contra o banco CNH, que apreendeu as máquinas de um produtor goiano. Na ação, houve violência e o produtor foi ameaçado por um homem armado (clique aqui para ver).

Esse caso, ponta a Andaterra, é emblemático e evidencia a falta de uma política de securitização para o agro.

Durante a reunião, o Movimento Brasil Verde e Amarelo pretende traçar ações para reverter o cenário de insegurança financeira decorrente dos prejuízos causados por problemas climáticos.

*Com informações da Andaterra

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta