Suínos: Relação de troca por insumos aumenta, diz Cepea

suinos 11 10 19 MC nelson mores embrapa
Foto: Nelson Mores/Embrapa

O poder de compra dos suinocultores do interior do estado de São Paulo diminuiu frente aos principais insumos utilizados na atividade: milho e farelo de soja. Segundo colaboradores do Cepea, esse cenário está atrelado ao aumento dos preços desses produtos e à desvalorização do suíno vivo.

Já no interior de Santa Catarina, o poder de compra do suinocultor diminuiu apenas frente ao milho, mas aumentou frente ao farelo de soja.

O preço do suíno iniciou janeiro em patamar elevado, mas a combinação do período de férias escolares com o aumento dos gastos da população reduziu a liquidez e pressionou as cotações.

Quanto aos insumos, conforme levantamento da equipe Grãos/Cepea, mesmo com o início da colheita no Sul, a disponibilidade interna de milho segue restrita, ao mesmo tempo em que a demanda doméstica pelo cereal se mantém firme. Para o farelo de soja, as movimentações estão distintas dentre as regiões acompanhadas.

Do Cepea  

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: