Conab leiloa, dia 5 de fevereiro, 50 mil t de milho para pequenos criadores

milho 24 1 19
Foto: Embrapa

Pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, ovinos, caprinos e peixes, além de cooperativas e indústrias de ração, terão mais oportunidade para comprar milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com as próximas operações de abastecimento a serem realizadas pela estatal.

A primeira ocorrerá no dia 5 de fevereiro, com a oferta de 50 mil toneladas de milho para venda direta por meio de leilão. Nessa modalidade podem participar todos os segmentos de criadores de animais, incluindo as cooperativas e indústrias.

Entre os requisitos para a participação está a exigência do participante ser cadastrado junto à Bolsa de mercadorias por meio da qual pretenda realizar a operação. Outra necessidade é ter o registro junto ao Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican). O preço para venda será divulgado com a antecedência mínima de dois dias.

No dia 6 de fevereiro, será a vez dos leilões para a contratação de frete para a remoção de 23.106 toneladas de milho de Mato Grosso para diversos armazéns instalados em 12 estados.

Esse volume deverá abastecer as unidades da Conab que vendem o milho para pequenos criadores de animais por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB).

Na operação de frete, a maior parte vai para as regiões Norte e Nordeste. Para Boa Vista (RR), por exemplo, serão removidas 2 mil toneladas. Já para os municípios de Crateús e Russas (CE), Campina Grande (PB), Parnaíba e Teresina (PI), Açú, Mossoró, Umarizal e Caicó (RN) serão mais de mil toneladas cada um.

Para outras regiões, há lotes de 325 t para Cachoeiro do Itapemirim (ES), 585 t para Goiânia (GO), 130 t para Montes Claros (MG) e de 650 t para Cruzeiro do Sul (RS).

As transportadoras interessadas em participar dos leilões de frete também devem estar ligadas a bolsas de mercadorias e cadastradas no Sican. Outras exigências também constam no edital, como a atividade econômica principal ser compatível com o serviço a ser realizado e estar o transportador em situação regular em sistemas de cadastros, caso do Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (Sircoi).

Autônomos

Além dessas operações, a Conab também realizará a contratação de serviços de frete para a remoção de mais de 11,3 mil t de milho com cooperativas e associações de transportadores autônomos, de acordo com a legislação vigente que estabelece a reserva de mercado para o setor.

Os interessados deverão entregar a documentação exigida até o dia 10 de fevereiro, em horário comercial, no edifício sede da Conab, em Brasília. A abertura dos envelopes será no dia 13/02 e a divulgação do resultado final, dia 21/02 (Aviso 10).

Clique aqui para obter mais informações sobre os Avisos de Venda de Milho e os editais de Frete e de Autônomos.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: