China aposta na agropecuária para vencer coronavírus e expandir economia

xi presidente china xinhua
Presidente Xi Jinping: Agricultura é prioridade no enfrentamento à epidemia – Foto: Xinhua

Da Xinhua

O presidente da China, Xi Jinping, enfatizou a necessidade de priorizar as questões relativas à agricultura, áreas rurais e agricultores e melhorar os elos fracos, a fim de fornecer forte apoio para vencer a guerra de prevenção e controle da epidemia [do coronavírus], bem como alcançar os objetivos e metas estabelecidas para o desenvolvimento socioeconômico para todo o ano.

“Quanto mais riscos e desafios enfrentamos, mais precisamos estabilizar a agricultura e garantir a segurança dos grãos e principais alimentos não básicos”, disse Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, em uma recente instrução sobre a lavoura de primavera no país.

Xi destacou a organização oportuna da lavoura de primavera em um esforço total para garantir uma boa safra de grãos no verão e a implementação rigorosa de medidas diferenciadas de controle epidêmico de acordo com as condições locais e os níveis de risco.

A China intensificará as políticas de apoio à produção de grãos para manter as áreas semeadas e a produção de grãos estáveis, disse Xi.

Infraestrutura rural

Nesse sentido, serão feitos esforços para otimizar as modernas infraestruturas rurais, incluindo terras agrícolas de alto rendimento e projetos de conservação de água e mecanização agrícola, aumentar a capacidade de inovação tecnológica agrícola e acelerar a promoção e a aplicação, além de melhorar a capacidade de produção de grãos e prevenção e mitigação de desastres.

Ele também enfatizou um trabalho sólido na prevenção e controle de grandes doenças vegetais e pragas de insetos e doenças animais para garantir a segurança da agricultura.

Enquanto isso, o país acelerará a produção de suínos e resolverá as dificuldades para retomar as metas de produção, disse Xi.

O primeiro-ministro Li Keqiang, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC, instou os departamentos locais a implementarem seriamente as instruções de Xi Jinping para coordenar o controle epidêmico com o desenvolvimento econômico e social enquanto facilitam os preparativos para a lavoura da primavera.

As instruções acima foram entregues à teleconferência nacional sobre a agricultura de primavera realizada na última terça-feira 25 em Beijing, que contou com a presença do vice-primeiro-ministro Hu Chunhua.

Hu, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, sublinhou a coordenação entre o controle epidêmico rural e a produção agrícola da primavera, instando os envolvidos a lidarem com as questões salientes na lavoura da primavera para garantir uma vitória na produção de grãos no verão.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta