Vídeo: Produtor relata drama do setor de leite do RS e pede apoio ao governo
Da redação/AGROemDIA
A produção leiteira do Rio Grande do Sul caiu cerca de 40% por causa da estiagem que castiga o estado desde o final do ano passado. A seca também afetou severamente as lavouras de milho e de soja. A situação é descrita em vídeo, divulgado no WhatsApp, pelo produtor de leite Juliano Willrich, de Hulha Negro, município da Campanha gaúcha. “A situação está ficando drástica”, diz o pecuarista, fazendo um apelo para que os governos federal e estadual apoiem o setor neste momento de crise.
Em Hulha Negra, conta Willrich, as lavouras das pastagens das culturas de verão “não conseguiram se instalar. A produção de leite está caindo muito, beirando 40%.” Segundo ele, ainda houve frustração do plantio de milho para silagem. “Este ano, vai ser crítico para silagem. Como produtor há quase 20 anos, é o primeiro que não vou ter silagem. Não sei como vou fazer. E as águas dos açudes também estão baixando.”
Willrich termina o vídeo com um apelo ao governador do RS, Eduardo Leite, e à ministra Tereza Cristina. “Venho pedir o apoio do nosso governador do estado e da nossa ministra Tereza Cristina para que olhem com carinho para este setor, que vem sendo judiado há muito anos. Essa é uma classe valorosa que merece uma atenção especial do governo, porque é a primeira que leva alimentos para a mesa das crianças desta nação.”
O vídeo divulgado por Willrich reforça outros, com apelo semelhante, que já haviam sido divulgados por produtores gaúchos, como Joel Dalcin e Rafael Hermann, do Movimento Construindo Leite Brasil.
Nessa quarta-feira 4, Tereza Cristina anunciou o repasse de R$ 2 milhões do Ministério da Agricultura para o Programa de Sementes Forrageiras do governo do RS. Conforme a ministra, o recurso deve beneficiar os agricultores familiares, principalmente os do setor leiteiro.
No entanto, na avaliação de alguns produtores de leite, a medida é insuficiente em razão da dimensão da crise provocada pela seca no Rio Grande do Sul.