Vídeo:  Produtor relata drama do setor de leite do RS e pede apoio ao governo

Da redação/AGROemDIA

A produção leiteira do Rio Grande do Sul caiu cerca de 40% por causa da estiagem que castiga o estado desde o final do ano passado. A seca também afetou severamente as lavouras de milho e de soja. A situação é descrita em vídeo, divulgado no WhatsApp, pelo produtor de leite Juliano Willrich, de Hulha Negro, município da Campanha gaúcha. “A situação está ficando drástica”, diz o pecuarista, fazendo um apelo para que os governos federal e estadual apoiem o setor neste momento de crise.

Em Hulha Negra, conta Willrich, as lavouras das pastagens das culturas de verão “não conseguiram se instalar. A produção de leite está caindo muito, beirando 40%.” Segundo ele, ainda houve frustração do plantio de milho para silagem. “Este ano, vai ser crítico para silagem. Como produtor há quase 20 anos, é o primeiro que não vou ter silagem. Não sei como vou fazer. E as águas dos açudes também estão baixando.”

Willrich termina o vídeo com um apelo ao governador do RS, Eduardo Leite, e à ministra Tereza Cristina. “Venho pedir o apoio do nosso governador do estado e da nossa ministra Tereza Cristina para que olhem com carinho para este setor, que vem sendo judiado há muito anos. Essa é uma classe valorosa que merece uma atenção especial do governo, porque é a primeira que leva alimentos para a mesa das crianças desta nação.”

O vídeo divulgado por Willrich reforça outros, com apelo semelhante, que já haviam sido divulgados por produtores gaúchos, como Joel Dalcin e Rafael Hermann, do Movimento Construindo Leite Brasil.

Nessa quarta-feira 4, Tereza Cristina anunciou o repasse de R$ 2 milhões do Ministério da Agricultura para o Programa de Sementes Forrageiras do governo do RS. Conforme a ministra, o recurso deve beneficiar os agricultores familiares, principalmente os do setor leiteiro.

No entanto, na avaliação de alguns produtores de leite, a medida é insuficiente em razão da dimensão da crise provocada pela seca no Rio Grande do Sul.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta