Covid-19: Restrição ao trânsito de veículos e pessoas preocupa assistência técnica

maquina colheitadeira campo elio rizzo 12 2 19
Foto: Elio Rizzo/AGROemDIA

Da redação//AGROemDIA

A indústria e o comércio de máquinas e implementos agrícolas temem que as restrições impostas, por meio de decretos, por estados e municípios ao trânsito de veículos e de pessoas, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), possa prejudicar a assistência técnica aos produtores neste momento de colheita das safras de soja, de milho e de arroz, além de outras culturas. A preocupação do setor já foi comunicada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Na maioria das vezes em que ocorre algum problema em uma máquina ou em um implemento nas propriedades rurais, as revendas são acionadas para prestar assistência técnica aos produtores. Em períodos de grande uso do maquinário, como o de colheita, a tendência é que algum equipamento possa sofrer algum tipo de pane. Sem assistência técnica, o agricultor terá sua atividade prejudicada.

Segundo uma fonte do AGROemDIA, a situação já foi levada ao conhecimento do comando do Mapa por representantes do setor de máquinas e implementos. Embora entendam as decisões de municípios e estados para prevenção ao coronavírus, eles consideram necessário ter uma alternativa para não interromper a assistência técnica aos produtores, já que a produção agrícola é fundamental à segurança alimentar, ainda mais diante de uma pandemia.

Além da assistência técnica para máquinas e implementos, há outras atividades rurais que exigem o trânsito de veículos e pessoas até as propriedades, como a entrega de adubos, defensivos e eventuais perícias do seguro rural.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

2 comentários em “Covid-19: Restrição ao trânsito de veículos e pessoas preocupa assistência técnica

Deixe uma resposta