IICA fortalece oferta de recursos on-line para a formação em agricultura

logo iica vale este

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) ampliou a sua oferta de capacitação on-line, possibilitando a usuários de todo o mundo acesso a recursos de formação de alta qualidade sobre agricultura e ruralidade nas Américas, áreas de grande transcendência diante da emergência sanitária global provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Todas as ferramentas tecnológicas e a oferta de material de formação/capacitação podem ser acessadas no site http://www.iica.int.

Uma plataforma com 21 cursos de e-learning facilitados por peritos internacionais, bolsas de estudo para universidades na modalidade virtual, uma das maiores bibliotecas da América Latina e do Caribe em temas agrícolas e o IICA Play, ferramenta de streaming desenvolvida pelo IICA e pela Microsoft com 650 vídeos para capacitação em agropecuária, compõem a oferta de material formativo do Instituto.

Os conteúdos abrangem temas como inocuidade dos alimentos, produção sustentável, gestão de recursos naturais e mercados agropecuários.

Os recursos de formação foram desenvolvidos com altos padrões de qualidade, em trabalho conjunto com reconhecidas universidades mundiais, empresas privadas líderes em agricultura e tecnologia, outros organismos internacionais e entidades governamentais.

“Oferecemos ferramentas inovadoras para fortalecer as capacidades do setor agrícola das Américas, valendo-nos de todos os recursos tecnológicos para responder aos desafios atuais, como, por exemplo, a necessidade de distância social imposta pela pandemia do Covid-19”, afirmou o diretor-geral do IICA, Manuel Otero.

Novos cursos virtuais

Recentemente, o IICA abriu o curso “Análise de perigos e pontos críticos de controle” e a matrícula para outros cursos do seu programa Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos (SAIA).

Dos 21 cursos ativos, três são ministrados em inglês, cinco em português e 13 em espanhol. A oferta curricular contempla alternativas de aprendizado virtual, na maioria dos casos sem qualquer custo. Dependendo do curso, são conferidos certificados que poderão ser baixados após a obtenção de uma qualificação igual ou superior a 80 pontos.

Em breve, o IICA disponibilizará novas ofertas de capacitação em diferentes temas relacionados com a agricultura, mas desde já é possível solicitar informações pelo e-mail e-learning@iica.int.

Bolsas de estudo IICA

 

O IICA mantém uma parceria com a Fundação Universitária Ibero-Americana (Funiber) desde 2019, pela qual oferece 1.700 bolsas de estudo anuais com até 75% de desconto nos mestrados, 60% nos doutorados e nas especializações de curta duração e 65% nas licenciaturas – tudo oferecido virtualmente. Pelo mesmo convênio, a matrícula foi reduzida em 50% para incentivar a educação on-line. É possível solicitar informações pelo e-mail becas@iica.int.

Recursos de informação

O IICA disponibiliza um banco de dados com dezenas de milhares de documentos técnicos de natureza pública mediante o seu sistema de bibliotecas, que oferece acesso a publicações periódicas acadêmicas e a outros recursos relacionados com a agricultura. Também se pode consultar artigos, livros eletrônicos, audiolivros e vídeos, entre outros suportes. Mais informações pelo e-mail biblioteca.orton@iica.int.

IICA Play

Essa ferramenta, criada pelo IICA e pela Microsoft com o objetivo de preencher lacunas digitais e educativas, oferece cerca de 650 vídeos de conteúdo técnico e educativo sobre agropecuária, desde o uso eficiente dos recursos naturais até as metodologias para o tratamento de doenças fitossanitárias. O link é http://play.iica.int/.

Mais informações:

Centro de Gestão do Conhecimento e da Cooperação Horizontal do IICA.

e-learning@iica.int

Gerência de Comunicação Institucional

comunicación.institucional@iica.int

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta