Covid-19: JBS contesta interdição de unidade do município gaúcho de Passo Fundo

A JBS contesta as informações que determinaram a interdição de sua unidade de Passo Fundo (RS), na última sexta-feira (24), por auditores-fiscais do trabalho. Segundo o Ministério Público do Trabalho, a empresa estaria expondo os funcionários do seu frigorífico no município gaúcho ao risco de contágio da Covid-19 – doença causada pelo novo coronavírus.

Em nota, a JBS diz estar confiante na segurança das medidas de prevenção à doença que tem adotado para proteger seus trabalhadores no frigorífico de Passo Fundo. Acrescenta ainda que espera retomar em breve as atividades da unidade do município do norte do Rio Grande do Sul.

Abaixo, a íntegra da nota da JBS:

“A JBS refuta as informações do auto de infração em Passo Fundo e está confiante na segurança das medidas adotadas com o objetivo de prevenir o contágio da Covid-19 e proteger cada um dos seus colaboradores. 

A empresa esclarece que os seus protocolos atendem em 100% as orientações da Secretaria do Trabalho (Ministério da Economia) para o setor frigorífico. Ao contrário do auto de interdição que extrapola o protocolo da Secretaria do Trabalho, as ações implementadas pela JBS estão totalmente amparadas em laudos e recomendações técnicas dos órgãos de saúde e de especialistas da área médica, incluindo a Consultoria do Hospital Alberto Einstein, contratado pela JBS para apoiar em todas as ações voltadas aos seus colaboradores na área de prevenção e segurança contra a Covid-19, conferindo ainda mais qualidade técnica e segurança aos protocolos implementados pela empresa e que incluem, entre outras ações:   

* Desinfecção diária e periódica de todas as instalações da empresa;  

*Medição de temperatura de todos os colaboradores antes de acessarem a unidade; 

*Afastamento das pessoas do grupo de risco; 

*Inclusão de novos EPIs para uso permanente, como introdução de máscaras acrílicas; 

*Obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção para 100% dos colaboradores, incluindo a área administrativa; 

*Adoção de medidas de distanciamento social; 

*Vacinação contra gripe H1N1 para todos os colaboradores, entre outras ações.

A proteção dos colaboradores sempre foi o primeiro objetivo da JBS, desde o início da pandemia da Covid-19. A empresa segue pautada por esse princípio e confia em que as atividades em Passo Fundo serão retomadas brevemente.”

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta