Morre, aos 68 anos, o gaiteiro e cantor gaúcho Porca Veia

Cantor Porca Veia/Foto: Facebook pessoal

O gateiro, cantor e compositor gaúcho Porca Veia, 68 anos, morreu na tarde desta sexta-feira, vítima de duas paradas cardíacas, no Hospital Regina, em Novo Hamburgo (RS). Um dos grandes nomes da música tradicionalista do Rio Grande do Sul, Porca Veia foi fundador do Grupo Cordiona e autor de sucessos como “Lembranças”, “De Alma Serrana”, “Do Jeito que Deu” e “Gaiteiro Por Demais”. Ele gravou 21 CDs e 3 DVDs e recebeu dois discos de ouro.

Segundo informações, Porca Veia sofria de insuficiência renal e fazia hemodiálise três vezes por semana. Dias atrás, foi submetido a uma cirurgia de próstata.

Recentemente, mesmo debilitado, o cantor gravou uma live.

Assista ao vídeo:

Dias depois da live, Porca Veia escreveu em sua página no Facebook:

“Não fiz o melhor, mas, fiz o possível!

Esse é o meu sentimento depois da Live de sábado, infelizmente, o mal-estar que eu tive durante a transmissão acabou refletindo nos meus companheiros de palco e automaticamente na satisfação do nosso público.

Quero agradecer do fundo do meu coração todas as palavras de apoio e carinho que recebemos desde sábado.

Infelizmente, tivemos alguns problemas técnicos, trabalhamos com uma equipe reduzida devido a pandemia e não conseguimos oferecer a qualidade que vocês merecem, mas acreditem, já estamos trabalhando para a próxima ser melhor.

Quero agradecer aos meus companheiros, Fernandinho Montenegro, Porquinha, Ricardo Aquino, Amaro Peres e Amarinho que mesmo preocupados comigo e com todos as falhas técnicas que tivemos, seguraram a onda e seguiram em frente.

Quero agradecer também a todos que generosamente participaram do leilão da gaita, nosso objetivo foi alcançado!

Fechamos o leilão em R$ 34.500,00, a gaita já a caminho do novo dono e todos os colaboradores do Grupo Cordiona já estão com seu dinheirinho no bolso. Não tenho palavras para expressar minha gratidão a todos vocês que participaram.

Agradeço também a empresa DSI (Defferrari), de Novo Hamburgo, que nos forneceu a internet. Aos amigos Fábio e Carla que fizeram a instalação, o nosso muito obrigado!

De momento, era isso, pessoal, graças a Deus agora estou bem e muito feliz com todas as manifestações de carinho.

 Um forte e carinhoso abraço.”

Movimento Tradicionalista Gaúcho

“Perdemos um grande baluarte [da música rio-grandense]”, disse à Radia Gaúcha, de Porto Alegre, a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Gilda Galeazzi.

Em nota divulgada em sua página no Facebook, o MTG) lamentou a morte do cantor:

“É com muita tristeza que noticiamos o falecimento do gaiteiro, cantor e compositor Porca Veia. Ele morreu há pouco, aos 68 anos, no Hospital Regina, em Novo Hamburgo, depois de sofrer vítima duas paradas cardíacas.

Com insuficiência renal, fazia seções de hemodiálise três vezes por semana. Fundador do Grupo Cordiona e autor de sucessos como “Lembranças”, “De Alma Serrana”, “Do Jeito que Deu” e “Gaiteiro Por Demais”, Porca Véia possui 21 CDs e 3 DVDs gravados, além de dois discos de ouro.

Deixa a esposa Claudinéia Bossardi e quatro filhos, além de uma legião de fãs e amigos. A todos, o Movimento Tradicionalista Gaúcho, através de sua diretoria, entidades filiadas e associados, manifesta sua total solidariedade.”

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta