Cyklo Agritech vai ajudar Taubaté a gerir hub de inovação tecnológica

Prefeito Ortiz Junior (E) prioriza inovação na estratégia de desenvolvimento socioeconômico de Taubaté – Reprodução

A Cyklo Agritech – Aceleradora de Projetos e Startups, primeira empresa de inovação voltada ao agronegócio a se instalar no Matopiba (MA, TO, PI e BA), expande sua presença para outras regiões do país.  A partir de julho, a Cyklo, através de seu CEO, Pompeo Scola, também participará da gestão do HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté), inaugurado nessa quinta-feira 25 pela prefeitura do município do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.

O HITT ocupa 1.500 metros quadrados no piso superior do shopping Via Vale Garden, às margens da Rodovia Presidente Dutra. O local conta com espaço para coworking, startups, aceleradoras e sala de reunião. Taubaté é o primeiro município brasileiro a ter um hub dentro de um shopping center. A prefeitura pretende instalar oito unidades do hub pela cidade.

A parceria com a Cyklo foi feita pela prefeitura por meio da Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços (EPTS) da Universidade de Taubaté. A participação da Cyklo na parceria com a EPTS se deve à sua expertise como aceleradora de startups – notadamente aquelas com foco no agronegócio – e à reconhecida capacidade do CEO Pompeo Scola como gestor de projetos na área de inovação e tecnologia.

“Temos agora o desafio de impulsionar ainda mais o ecossistema de inovação de Taubaté e do Vale da Paraíba, região que já conta com o centro tecnológico de São José dos Campos”, diz Pompeo Scola, enfatizando que a participação no projeto faz parte da estratégia de Cyklo de abrir novos horizontes no espaço geográfico do país.

Segundo Pompeo Scola, o apoio do prefeito Ortiz Junior está sendo decisivo para transformar Taubaté num dos principais polos de inovação do Brasil. “O programa Hitt vai impulsionar a economia da inovação na região.”

“No projeto”, acrescenta o CEO da Cyklo, “teremos uma face voltada ao agro, já que o município é um importante produtor de arroz, milho, batata, feijão, cana-de-açúcar, hortifrutigranjeiros e de pecuária leiteira.”

Além da vertical agro, o Hitt desenvolverá projetos inovadores voltados à educação, à tecnologia, à saúde e à área social.

Inauguração do hub de inovação tecnológica de Taubaté – Foto: Divulgação

“Cidade de inovações”

A inauguração do Hitt faz parte da política municipal de ativação, integração e fortalecimento do ecossistema de inovação, a fim de contribuir com o desenvolvimento de Taubaté, a 140 quilômetros da capital São Paulo, e da região.

Com o slogan “HITT é Taubaté, cidade de inovações”, o programa visa a atrair alunos de universidades públicas e privadas e empresários locais e de outras regiões que planejem empreender em inovação, startups pré-operacionais e empresas tecnológicas inovadoras de interesse para o ecossistema local.

O projeto será detalhado durante webinar, a partir das 19h desta sexta-feira 26, com a participação do prefeito Ortiz Junior; do secretário de Desenvolvimento e Inovação da Prefeitura de Taubaté, Johnny Oliveira; do gestor do Hitt, Pompeo Scola; e do gestor de inovação do Hub VDT, Eduardo Nogueira.

O tema do webinar é “a inovação toma impulso no município de Taubaté com a inauguração do HITT”. O encontro poderá ser acompanhado pelo link https://youtu.be/cNgCOJfJ2NY, com o título “Novo Epicentro de Inovação”.

Foto: Divulgação

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta