Cooperação, atitude que soma

 

Paulo-Pires é presidente da Fecoagro – Foto: Nestor-Tipa-Júnior/Divulgação

Paulo Pires*

A FecoAgro/RS, federação que reúne as cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul, vem aqui falar sobre nossas cooperativas e nossa missão social e econômica em nossa comunidade, no momento que comemoramos o último dia internacional do cooperativismo – 4 de julho. Neste momento de pandemia, onde a solidariedade e a cooperação fazem toda a diferença, queremos afirmar mais uma vez que o sucesso do cooperativismo e suas superações está na razão de sermos uma sociedade de pessoas cooperando nas mais diferentes atividades, nos mais diferentes ramos, como falamos no meio cooperativo.

O pioneirismo foi uma marca do cooperativismo gaúcho, com erros e acertos, onde estamos atuando o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), é mais alto. Só isso justifica uma reflexão e uma ação pelo fortalecimento do sistema cooperativo, pois a razão de termos uma economia dinâmica forte é o   desenvolvimento das pessoas.

Hoje, somente no ramo agropecuário gaúcho, somos mais de 200 mil produtores associados, sendo mais de 70% de pequenos produtores, 36 mil colaboradores com mais de R$ 32 bilhões de faturamento e estamos num momento extraordinário, com crescimento médio perto de 10% ao ano, nos últimos dez anos.

No Brasil, o ramo agropecuário possui 1 milhão de associados, 210 mil colaboradores e os próximos anos serão de muitos desafios. A concentração de empresas será cada vez mais acentuado e nas cooperativas não será diferente, pois teremos um menor número de cooperativas, porém com maior participação na nossa economia.

A FecoAgro/RS lidera hoje um projeto de inovação pioneiro, com o objetivo de que suas cooperativas, de forma sistêmica, tenham capacidade de competir e levem para seus 200 mil associados no Rio Grande do Sul, razão de ser de nossas cooperativas, uma oportunidade para que, através do uso da tecnologia, agreguem resultado nas suas atividades vinculadas à cooperativa e levem desenvolvimento e qualidade de vida para suas famílias e comunidades. Todos cooperando, sendo solidários, proativos, construindo um mundo mais justo, com menos desigualdades e com oportunidades para todos.

*Presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS)

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta