Município criado por gaúchos de Tenente Portela em MT aposta no cultivo de uva

Produtor Geovani Fiorentin investe no cultivo de uva no cerrado do Médio Araguaia – Foto: AGRNotícias/Divulgação

Da redação//AGROemDIA

A terra prometida que um grupo de migrantes de Tenente Portela, no noroeste do Rio Grande do Sul, encontrou em Mato Grosso, nos anos 1970, quer ir além da produção de grãos – soja e gergelim, principalmente. Pelas mãos de descendentes de sulistas, o município de Canarana, no cerrado do Médio Araguaia, aposta no cultivo de uvas. Um dos envolvidos no desafio de implantar vinhedos por lá é o jovem produtor Geovani Fiorentin, que deve começar a comercializar a safra no início de agosto.

“São mais de 250 pés de uva, de oito variedades diferentes, que vêm sendo testadas por Geovani na propriedade da família”, relatam os repórteres Lavousier Machry e Rafael Govari, do portal  AGRNotícias. Segundo eles, a cultura não é nova no município, mas o cultivo está ganhando destaque, principalmente porque vários ensaios estão sendo feitos para analisar o período ideal de adubação e poda da planta.

A ideia de cultivar uva em Canarana – nome de um capim da região que foi escolhido para batizar o município por lembrar Canaã, a terra prometida aos hebreus, como narra o Antigo Testamento da Bíblia – foi do pai de Geovani, Gilberto Fiorentin. Há mais de três anos, ele decidiu investir na cultura, após uma conversa com o extensionista Gildomar Avrella, da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural).

O investimento inicial foi de R$ 30 mil. O cultivo da uva é parte do processo de sucessão familiar dos Fiorentin, donos de um laticínio em Canarana.  Em 2019, informa o AGRNotícias, foram comercializados os primeiros cachos de uva, o que também serviu para estudar o mercado local. No mês que vem, Geovani espera colher mais de 200 quilos da fruta nas 40 plantas que estão em produção – o potencial de produtividade é o dobro.

Lavousier Machry e Rafael Govari começam a narrar assim a empreitada do jovem produtor Geovani: “É inverno em Mato Grosso, mas o clima frio passa longe do cerrado do Médio Araguaia. Ainda assim, um produtor rural de Canarana resolveu apostar no cultivo de uva e investir em ensaios de variedades”.

Clique aqui para ler a íntegra da reportagem do AGRNotícias.

Geovani e pai, Gilberto Fiorentin: investimento em vinhedo faz parte da sucessão familiar – Foto: AGRNotícias/Divulgação

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta