Após RS, farinha de arroz pode ser incluída na merenda escolar de todo país

Foto: Irga/Divulgação

Depois de ser incluída na alimentação dos alunos da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul, a farinha de arroz pode entrar no prato dos estudantes das escolas federais, estaduais e municipais de todo o país. A proposta está sendo discutida pelo Ministério da Cidadania, Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz) e Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Além de oferecer aos estudantes do ensino público brasileiro um produto de alto valor nutritivo, a inclusão da farinha de arroz é mais uma opção para fortalecer o setor arrozeiro, das lavouras às agroindústrias. Rio Grande do Sul e Santa Catarina respondem por mais de 80% da produção nacional do cereal, mas o beneficiamento é feito por indústrias em todo país.

O assunto está sendo tratado por meio de acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Cidadania, a Federarroz e o Irga. O ministro Onyx Lorenzoni e o secretário nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural, Ênio Marques, estão acompanhando as discussões, informou o representante da Federarroz em Brasília, José Carlos Pires.

José Carlos Pires, representante do IRGA em Brasília – Foto: Facebook pessoal

“A farinha agrega valor ao arroz”, assinala Pires, acrescentando que a agroindústria precisa intensificar as ações voltadas aos derivados do cereal. “Neste aspecto, a indústria de Santa Catarina está mais adiantada do que a do Rio Grande do Sul”, observa o representante do Irga.

No RS, a inclusão da farinha de arroz na alimentação das escolas públicas estaduais foi aprovada no fim do primeiro semestre deste ano pela Assembleia Legislativa. A lei foi sancionada pelo governador Eduardo Leite no início de julho.

A inclusão dos coprodutos do arroz na alimentação escolar é um dos pilares do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) do Irga. Além do instituto, a medida também era reivindicada pela Confraria do Arroz, movimento que reúne produtoras e produtores do cereal no RS.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta