Preço do arroz se aproxima de R$ 100 a saca de 50 kg; recorde de série histórica do Cepea

Foto: Irga/Gov. RS

O Indicador do arroz ESALQ/SENAR-RS, 58% grãos inteiros, com pagamento à vista, fechou a R$ 99,57/saca de 50 kg nessa terça-feira, 1º de setembro, novo recorde real na série histórica do Cepea e aumento de 12,5% frente ao da terça anterior (25). Na parcial do ano, a valorização é de 107,26%.

Segundo colaboradores do Cepea, as altas estão atreladas à forte retração vendedora, visto que a oferta do cereal está baixa e inferior à demanda. Além disso, nos últimos dias, a diferença entre os preços do arroz “livre” (nos armazéns das propriedades rurais) e os do depositado nas beneficiadoras diminuiu, devido ao maior aumento no preço médio do arroz depositado em relação ao verificado para o produto “livre”.

Esse movimento foi notado com mais intensidade nessa terça-feira, refletindo a forte retração de produtores, já que algumas empresas ofertaram praticamente o mesmo valor de compra para os dois tipos de arroz.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta