Embrapa abre inscrições para palestras sobre cultivo de batata-doce, pimenta, folhosas e hortaliças PANC

Encontram-se abertas as inscrições para o evento online intitulado “Ciclo de palestras: a força das hortaliças no Cinturão Verde Paulista”, envolvendo as culturas da batata-doce, pimenta, hortaliças não-convencionais (Panc) e hortaliças folhosas. Fruto de parceria entre a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e Universidade de Sorocaba (Uniso), o evento será apresentado ao vivo, com transmissão via Youtube. Não haverá restrições no número de vagas, assim como no prazo para as inscrições, que poderão ser realizadas até o último dia das palestras.

Com início no dia 30 de setembro, as exposições orais acontecem em datas alternadas e serão disponibilizadas em PDF para os participantes, que terão a oportunidade de rever o conteúdo apresentado. Conforme a programação, a cultura da batata-doce abre o ciclo de palestras, às 17h, com a pesquisadora Larissa Vendrame que vai discorrer sobre o trabalho de melhoramento genético que vem resultando em novas cultivares da hortaliça.

A cultura da pimenta e o seu potencial no Brasil será apresentada no dia 5 de outubro, às 18h, pela pesquisadora Cláudia Ribeiro, quando serão detalhadas as características da cultura e a contribuição da Embrapa em termos de novos materiais de pimenta disponibilizados para os produtores.

No dia 14 de outubro, às 18h, o pesquisador Raphael Melo vai relacionar as principais hortaliças folhosas para a região, o seu manejo em condições de campo e a participação da Embrapa no fortalecimento dessas culturas através do desenvolvimento de cultivares.

A cultura das hortaliças PANC encerrará o ciclo de palestras. No dia 21 de outubro, às 18h, será a vez da abordagem sobre o potencial de cultivo das hortaliças não convencionais em São Paulo, conduzida pelo pesquisador Nuno Madeira, que vai tratar do universo relacionado à diversidade dessas plantas – que vão desde o trabalho de resgate dessas espécies, chegando à questão do seu valor nutricional como importante componente para uma alimentação saudável.

As exposições serão mediadas por Débora Albernaz (analista), Marcelo Hanashiro (analista), Bertha Castro (professora da Uniso) e Lenita Haber (analista), respectivamente. Vale acrescentar que, ao final de cada apresentação, a espécie de hortaliça contemplada vai figurar como o principal ingrediente na receita que será preparada por Carlos Alberto Martins, professor de Tecnologia em Gastronomia da Uniso.

Clique aqui para se inscrever.

Cinturão verde

Considerado o principal polo de produção de hortaliças no estado de São Paulo, o chamado Cinturão Verde responde por 25% da produção nacional de hortaliças folhosas e por 90% do consumo dessas hortaliças na capital paulista, conforme dados da Ceagesp.

Como um dos municípios incluídos nessa zona de produção de olerícolas, Sorocaba possui uma universidade que oferece os cursos de engenharia agronômica e gastronomia.  De acordo com o analista Marcelo Hanashiro, da área de Transferência de Tecnologia, a escolha do cinturão verde paulista como foco da capacitação levou em consideração a vocação agrícola da região e o histórico de parcerias entre a Embrapa Hortaliças e instituições de ensino e pesquisa da região.

“Temos uma experiência de trabalhos conjuntos nessa região, que vai sendo fortalecida”, avalia Hanashiro, ao apontar como exemplo os entendimentos que estão sendo mantidos entre a Embrapa Hortaliças e a Uniso, em torno da possibilidade de futuras validações locais para as culturas de pimenta e batata-doce.

Da Embrapa Hortaliças

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta