Autorizado uso de estoques do herbicida Paraquate na safra 2020/21

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou os produtores de soja, milho e algodão que têm estoques do herbicida Paraquate a utilizar o produto no decorrer da safra 2020/2021, informa em nota a Aprosoja Brasil.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira 7, durante reunião da Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa, em Brasília. A autorização foi aprovada por unanimidade pelos cinco membros da Dicol, assinala a Aprosoja Brasil.
Segundo a Anvisa, o prazo máximo de utilização do herbicida obedece a um calendário regional (veja quadro abaixo).
No caso da soja, o herbicida poderá ser utilizado até 31 de maio nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste e até 31 de julho no Norte e Nordeste.
O uso do Paraquate havia sido proibido pela Anvisa a partir do dia 22 de setembro deste ano No entanto, após uma articulação que envolveu entidades como a Aprosoja Brasil, Abrapa, Abramilho com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e do Ministério da Agricultura, o uso do produto já adquirido pelos produtores foi permitido para evitar mais prejuízos ao setor.
De acordo com a Embrapa Soja, conforme nota da FPA, há cerca de 16 milhões de litros do herbicida em estoque.