Livro narra saga de italianos da região do Vêneto no Sul do Brasil

O jornalista Ivanir José Bortot lança neste domingo 15, às 18h, o livro “Tutti brasiliani”, na edição virtual da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre. O livro conta a história da família Bortot, que emigrou da região do Vêneto, na Itália, para o Brasil, no final do século XIX.

Assim como milhares de famílias, os Bortot ajudaram a construir um modelo econômico de vida no Rio Grande do Sul e no Paraná, baseado principalmente na agropecuária.

O livro narra como os imigrantes desbravaram a mata virgem e cavaram rochas em montanhas, onde nada existia, a não ser a miséria, grilagem e violência.

“O que pretendia apenas narrar a saga dos Bortot, família italiana de trezentos anos ou mais, converteu-se em documento histórico de bravura e humanismo”, diz o jornalista Paulo Totti.

A sessão de lançamento será transmitida pelo Youtube, na Sala Libretos.  O autor recebe os convidados Paulo Totti e Breno Saldanha Bortot, que realizou as pesquisas na Itália e traduziu documentos, para conversar sobre o livro. Também será exibido um vídeo de Fulcio Bortot, escritor e historiador italiano que mora em Belluno.

O autor

De Pato Branco/PR, Ivanir José Bortot mora em Brasília/DF. Jornalista da área econômica, tem passagens pelas redações da extinta Gazeta Mercantil, Folha de S.Paulo e Agência Brasil.

Anteriormente, o jornalista lançou, com Rafael Guimaraens, o livro “Abaixo a Repressão”, uma narrativa sobre o movimento estudantil, do AI-5 à reconstrução da UNE.

Serviço:

Lançamento do livro Tutti brasiliani, de Ivanir José Bortot

Data: Domingo (15)

Hora: 18h

Sala Libretos: youtube.com/watch?v=sjAKvKMsDMo

“Tutti brasiliani” (Libretos, 200 páginas, R$ 35).

Link para compra: http://libretos.com.br/r/tutti-brasiliani.php

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta