Ipea revisa para baixo projeção do PIB do agronegócio de 2020 e 2021

Foto: Elio Rizzo/AGROemDIA

Da Reuters

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reviu para baixo as projeções de crescimento do PIB agropecuário de 2020 e 2021, segundo a carta de conjuntura divulgada nessa terça feira.

As novas estimativas apontam para expansões do PIB agro de 1,5% e 1,2%, em 2020 e 2021, respectivamente.

As projeções anteriores apontavam para crescimentos maiores, de 1,9% e 2%, respectivamente.

A revisão da estimativa de 2020 é explicada por quedas nas projeções de novembro em itens como lavoura e pecuária.

“O valor adicionado (VA) da lavoura teve previsão revista de 3,9% para 3,8%, principalmente pela revisão da estimativa para a produção de trigo”, informou o órgão em nota.

“Para o VA da pecuária, a queda prevista de 1,5% foi elevada para 2%, em virtude de um recuo mais forte da produção de carne bovina no terceiro trimestre em relação ao que havíamos projetado”, informou o Ipea.

Para 2021, as novas projeções no PIB agropecuário foram justificadas por revisões em estimativas feitas por Conab, IBGE e FAO e outros órgãos.

“Nossa estimativa para o VA da lavoura é de crescimento de 0,4%, sustentado por uma expectativa de novas safras recordes de soja (4,6%) e milho (2,6%) para 2021. No entanto, a queda em outras culturas deve compensar parte da contribuição positiva desses dois grãos”, disse o instituto.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: