“Não tem problema nenhum com a China”, garante Bolsonaro

Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Não há problema algum entre o Brasil e a China, garantiu o presidente Jair Bolsonaro, neste domingo 29, após votar em uma escola municipal numa área militar na periferia do Rio de Janeiro. A declaração ocorre depois de uma semana de atritos entre a embaixada da China no país e um dos filhos do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O país asiático é o maior comprador de produtores agropecuários brasileiros, principalmente soja e carnes.

“Não tem problema nenhum com a China. Nós precisamos da China e a China precisa muito mais de nós”, disse Bolsonaro, segundo a Agência Reuters. “Eles têm 1,4 bilhão para alimentar. [A China] tem se tornado mais urbana que rural. [Eles] compram muitas commodities. O chinês está consumindo cada vez mais proteína e todo mundo quer o bem do seu povo e nós queremos do nosso.”

Na segunda-feira 23, Eduardo Bolsonaro, também presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal, publicou tuítes manifestando apoio à intenção do Brasil de aderir à iniciativa Redes Limpas e disse que o Brasil se aliaria aos Estados Unidos para criar uma rede 5G “sem espionagem da China”. Ele também fez críticas ao Partido Comunista chinês, citando como inimigo da liberdade. No dia seguinte, Eduardo apagou a postagem.

Após manifestar seu desagrado ao Itamaraty, a embaixada da China em Brasília publicou nas redes sociais uma carta e uma sequência de 17 publicações em resposta a Eduardo em que classifica a postagem do filho do presidente como “inaceitável” e lembrava que outras autoridades brasileiras têm produzido declarações “infames” contra o país. Na carta, a China alerta que essas posições poderiam ter “consequências negativas” para a relação entre os dois países.

O vice-presidente Hamilton Mourão e o Itamaraty criticaram a reação chinesa.

As recentes tensões com a China preocupam representantes do agronegócio brasileiro. O setor sempre destaca que o país asiático é o principal parceiro do Brasil no comércio de produtos agropecuários.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: