Conab enviará ao RS mais 3 mil toneladas de milho para atender agricultores

Foto: Renata Silva/Embrapa

Mais 3 mil toneladas de milho vão reforçar o estoque do Programa de Vendas em Balcão (ProVB) para comercialização no Rio Grande do Sul. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou, nesta semana, nova edital para a contratação de frete, que deverá remover o produto para Santa Rosa/RS.

O leilão será realizado no próximo dia 29 de dezembro, em caráter excepcional, devido à seca que atinge o estado, afetando os pequenos criadores gaúchos.

A previsão é que o carregamento de milho comece a sair de Mato Grosso a partir do próximo dia 7 de janeiro para a unidade da Cotrirosa, cujo processo de credenciamento na Conab foi concluído nesta semana. Cerca de 200 criadores se cadastraram para comprar milho.

A medida atende a pedido do setor rural gaúcho para minimizar os efeitos da estiagem na produção agropecuária. O aviso de frete foi assinado pelo novo presidente da Conab, Samuel Melo Júnior, e pelo diretor de Operações e Abastecimento da estatal, José Trabulo Júnior.

A Conab já havia contratado transporte para outras 5 mil toneladas de milho destinadas às unidades armazenadoras do estado: Marau, Erechim e Cruzeiro do Sul. Essas unidades estão abastecidas e as próximas cargas começarão a ser novamente embarcadas para o Rio Grande do Sul no próximo mês.

O ProVB permite que criadores tenham acesso aos estoques de milho do governo para alimentação dos plantéis de animais. No Rio Grande do Sul, o programa já atende produtores das regiões de Marau, Erechim e Cruzeiro do Sul.

Clique aqui para acessar o Aviso de Frete nº 184/2020.

Do Conab

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: