Aposentadoria rural: INSS promete reabrir agências do RS nos próximos dias

Foto: Elza Fíúza/Agência Brasil

Em audiência nesta terça-feira 2 com o deputado Heitor Schuch (PSB/RS), o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Carlos Joel da Silva e a diretoria da entidade, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, garantiu que nos próximos dias todas as agências do instituto no estado deverão ser reabertas. A expectativa, com a medida, é sanar grande parte dos problemas com a realização de perícias médicas relatados pelos agricultores que, com a maioria das agências ainda fechadas, são obrigados a percorrer grandes distâncias, principalmente até Porto Alegre, para conseguir fazer a consulta.

Além da falta de peritos, também foram apresentados na reunião outros problemas para o encaminhamento de benefícios previdenciários, como a dificuldade de agendamento de perícias pelo telefone 135 e a falta de retorno após o contato; o acerto pós-perícia, com muitos casos em que o pedido é indeferido sem oportunizar ao segurado a apresentação dos documentos comprobatórios de sua qualidade/enquadramento e a demora na análise dos pedidos represados em até um ano.

Rolim informou que está em análise junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) a possibilidade da realização de teleperícia para agilizar o atendimento da demanda no pais, também uma reivindicação da Fetag, mas que isso dependerá do aval do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Segundo o parlamentar, os produtores reclamam ainda dos recursos administrativos, que registram demora na decisão, no cumprimento de exigências e na implantação e a necessidade de revisão cadastral, cuja análise superficial dos técnicos acaba excluindo muitos beneficiários injustamente.

A expectativa de Schuch é de que, a partir da conversa desta terça-feira, os principais gargalos possam ser resolvidos. “Foram pontuadas, item por item pela Fetag, as principais dificuldades encontradas, e o INSS se comprometeu a buscar medidas para resolver. Vamos aguardar e acompanhar e, caso necessário, voltaremos a nos reunir”, disse Schuch.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: