Exportações de vinhos chilenos para o Brasil aumentam em 2020

Foto: Pixabay License

Relatório da ProChile, instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile, constatou um aumento na exportação de vinho e alguns alimentos em 2020. O destaque é a bebida chilena, seja no tipo tinto ou branco. No ano passado, houve crescimento de 24% a mais de exportação de vinho envasado em relação a 2019, atingindo US$ 185 milhões.

A avelã chilena é outra iguaria que caiu no gosto do brasileiro e as vendas saltaram de US$ 1,32 milhão para US$ 10,43 milhões no comparativo com 2019, o que representa um acréscimo de 690%. “As exportações chilenas desse produto têm aumentado nos últimos anos, devido ao interesse que temos vistos nos importadores, considerando a qualidade do produto e a proximidade para chegar ao mercado local”, analisa María Julia Riquelme, diretora comercial do ProChile Brasil.

Em relação às frutas, a ameixa desidratada puxou a alta, registrando volume exportado de US$ 6,12 milhões em 2020 contra US$ 2,83 milhões em 2019 (+116%). As maçãs frescas representaram vendas de US$ 36,81 milhões, aumento de 111% na exportação, comparada com o ano anterior. Já os embarques do kiwi fresco para o Brasil somaram US$ 17,35 milhões (+17%).

A cebola e o alho também se sobressaíram. O volume de exportação da cebola chilena alcançou US$ 8,65 milhões contra US$ 5,78 milhões do ano anterior, com alta de 50%. O alho, por sua vez, registrou o maior crescimento dos últimos cinco anos, com US$ 8,77 milhões contra US$ 3,58 milhões. A carne de porco teve incremento no volume de exportação, totalizando US$ 4,03 milhões.

“Diante da crise provocada pela pandemia da covid-19, o ProChile rapidamente se organizou para promover ações conectadas com o novo cenário, articulando encontros virtuais dos produtores com o mercado consumidor brasileiro. O resultado foi extremamente positivo, superando as expectativas”, diz a executiva do programa no Brasil.

 

 

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