Inmet: Semana será de frio intenso na maior parte do Brasil

Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa

Uma intensa massa de ar frio (de origem polar) deverá avançar pela Região Sul, partes do Centro-Oeste, sul da Região Norte e o Sudeste durante toda semana, provocando queda das temperaturas (friagem). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado ao Mapa. A mínima deve ficar abaixo dos 18ºC no centro e sul do país.

Entre segunda-feira (28) e quarta-feira (30), o amanhecer nas serras gaúcha, catarinense e no sul do Paraná deverá ser marcado por temperaturas negativas. Nesse mesmo período, especialmente a partir da tarde de segunda-feira (28/6), há previsão de neve nas regiões serranas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Além disso, na terça-feira (29) e quarta-feira (30), as condições atmosféricas serão propícias para a formação de geada (moderada a forte) em uma ampla área da Região Sul e no Mato Grosso do Sul, podendo se estender até a divisa entre São Paulo e o Paraná.

Regiões

Região Sul: Entre os dias 27 de junho e 2 de julho, registro de temperaturas negativas, com possibilidade de neve na tarde do dia 28 de junho nas serras gaúchas e catarinenses e geada nos dias 29 e 30.

Região Sudeste: Entre os dias 29 junho e 2 de julho, em áreas de São Paulo e sul de Minas Gerais, com temperaturas mínimas próximas de 7ºC (São Paulo).

Região Centro-Oeste: Entre os dias 29 junho e 2 de julho, em áreas de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com temperaturas mínimas próximas de 12ºC (Cuiabá).

Região Norte: Entre os dias 30 de junho e 2 de julho em áreas de Rondônia, leste do Acre e sul do Amazonas, com temperaturas mínimas próximas de 15ºC (Porto Velho).

Clique aqui para ler a nota técnica.

*Com informações do Mapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: