Brasil pode viver frio mais intenso do século, com neve e sensação de -25ºC

Foto: Paulo Kurtz/Embrapa

Uma massa de ar frio de origem polar de grande intensidade vai invadir o Brasil nesta semana e tem potencial para ser uma das mais intensas deste século a alcançar o território nacional sob um cenário de clima propício a eventos de frio extremo, alerta a MetSul Meteorologia. Análises feitas pela empresa de meteorologia indicam temperatura entre -5ºC e -6ºC no Sul do Brasil, com grande probabilidade de neve.

Nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul, a sensação térmica pode atingir de -10ºC a -20ºC. Em Santa Catarina, a MetSul Meteorologia prevê sensação térmica entre 20ºC e -25ºC no Morro da Igreja, a 1.800 metros de altitude.

“O ar polar deve ingressar no Brasil entre a terça e a quarta-feira, trazendo queda enorme da temperatura, que será extremamente baixa na segunda metade da próxima semana”, diz a MetSul em nota publicada em seu site.

“Urge-se às autoridades locais que reforcem com urgência as medidas de assistência à população socialmente vulnerável, especialmente diante do crescimento da população sem teto vivendo em situação de rua, uma vez que o frio terá intensidade para causar hipotermia e morte em pessoas desabrigadas”, assinala a nota.

As análises divulgadas pela empresa de meteorologia ainda são preliminares. Os estudos devem ser confirmados neste final de semana ou na segunda-feira (26).

Clique aqui para ler a nota completa da MetSul Meteorologia.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: