Bilionário do agronegócio é condenado a 18 anos de prisão na China

Empresário chinês Sun Dawu – Foto: Divulgação

O Tribunal Popular de Gaobeidian, próxima a Pequim, condenou o bilionário do agronegócio chinês Sun Dawu a 18 anos de prisão sob acusação de “obstruir a administração governamental” e “convocar multidões para atacar órgãos do governo”, informa a CNN Business. O tribunal também considerou o magnata culpado de “exploração ilegal de minério” e “ocupação ilegal de terras agrícolas”.

“Sun foi preso em março deste ano. Sua empresa, Hebei Dawu Agricultural and Animal Husbandry Group, possui operações agrícolas na China e emprega cerca de 9 mil pessoas no processamento de aves, produção de alimentos para animais de estimação e outras indústrias. Ele também é famoso por criticar abertamente o Partido Comunista da China”, relata a CNN Business.

Segundo o Tribunal Popular de Gaobeidian, Sun foi considerada culpada por “reunir uma multidão para atacar as instituições do estado, obstruindo o serviço público, provocando brigas e problemas, interrompendo a produção e operação, conduzindo comércio coercitivo, mineração ilegal, ocupação ilegal de terras agrícolas, absorção ilegal de depósitos públicos.”

Como parte de sua sentença de 18 anos, Dawu também foi multado em 3,11 milhões de yuans (US$ 480.000).

Além do empresário, foram condenados 19 executivos de sua empresa e familiares — eles receberam sentenças que variam de 15 meses a 12 anos de detenção –, incluindo esposa e dois filhos.

O julgamento começou na quinta-feira passada, e a decisão foi anunciada nessa quarta-feira (28). Em um comunicado, os advogados dos condenados denunciaram que a realização do julgamento em segredo “viola as diretrizes gerais e não garante os direitos de defesa do acusado”.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: