Indicador do arroz tem leve queda; semeadura começa no RS

Foto: Irga/Gov. RS

Os preços internos do arroz em casca vêm oscilando, ora pressionados pela flexibilidade de alguns orizicultores e pela menor procura, ora sustentados pela firmeza de outros vendedores quanto aos preços pedidos. Mas, de modo geral, as quedas prevalecem.

Do lado da demanda, segundo colaboradores do Cepea, compradores ainda estão resistentes em pagar os valores pedidos, alegando dificuldades no repasse dos custos. Para os setores atacadistas e varejistas, a pressão do consumidor final tem pesado. Com isso, parte das beneficiadoras tenta adquirir a matéria-prima a preços menores.

Assim, entre 21 e 28 de setembro, o Indicador ESALQ/SENAR-RS do arroz 58% grãos inteiros (média ponderada e pagamento à vista) recuou 0,7%, para R$ 74,31/sc de 50 kg nessa terça-feira, 28.

No campo, o cultivo da nova safra (2021/22) começou de forma pontual no Rio Grande do Sul, enquanto em Santa Catarina, a semeadura está mais adiantada, passando de 50% da área. Ainda há incertezas quanto ao tamanho da safra nacional, com previsões diferentes entre os órgãos oficiais.

Do Cepea

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: