Imea projeta safra de soja recorde em MT: 37,41 milhões de toneladas

Foto: Carlos Lasaro/Embrapa

Do Broadcast

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) manteve sua estimativa de produção de soja no estado na safra 2021/22 em recorde de 37,41 milhões de toneladas. A projeção para área plantada permaneceu em 10,84 milhões de hectares, assim como a previsão de produtividade foi mantida em 57,52 sacas por hectare. As informações constam do boletim mensal sobre a safra divulgado nesta segunda-feira (1º) pelo Imea.

Caso confirmadas as estimativas, a safra de soja mato-grossense será 3,76% superior em volume ao colhido na temporada anterior, de 36,05 milhões de toneladas, com aumento de 3,59% na área plantada. Em produtividade, há estimativa de alta de 0,18% ante 57,42 sacas por hectare colhidas em 2020/21.

O Imea informa que suas estimativas consideram a semeadura de 83,15% da área plantada, os bons volumes de chuvas que ocorreram até o momento e as previsões de chuvas para novembro, dezembro e janeiro. “A perspectiva é de que os rendimentos possam ser favorecidos nesta temporada. No entanto, é importante pontuar que as previsões de chuvas acima da média dos últimos cinco anos para o início de 2022 levantam um ponto de atenção com relação à umidade no momento da colheita”, observa o Imea.

O instituto destaca também que 95% dos fertilizantes comprados para aplicação nas lavouras da atual temporada já foram entregues nas fazendas, mesmo com os problemas em relação à logística mundial e as restrições nas exportações dos principais produtores de fertilizantes. “Assim, a oferta está garantida para a safra 2021/22”, aponta o Imea.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: