Bahia começa a semeadura do algodão

Foto: Abapa

Começou nesta segunda-feira (1º) a semeadura de algodão na região sudoeste da Bahia.  As chuvas que caem em grande parte dos municípios produtores dessa área do estado favorecem o início do trabalho de cultivo da fibra.

Segundo a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a estima de intenção de plantio é cerca de 9% superior na safra 2021/2022 em relação ao ciclo 2020/2021, quando a área plantada alcançou 266.662 hectares.

“A decisão está diretamente ligada ao mercado consumidor e sofre influência do setor de insumos”, diz nota divulgada pela Abapa nesta segunda-feira.

No sudoeste baiano, que cultivou cerca de 6 mil hectares na safra passada, a semeadura vai até 10 de fevereiro.

Cultivam algodão na região os municípios de Brumado, Caculé, Caetité, Candiba, Guanambi, Iuiu, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedra, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tinhaçu, Urandi, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Igaporã, Malhada, Muquém do São Francisco e Serra do Ramalho.

Já no oeste da Bahia, área de cerrado que detém a maior parte da produção baiana, com pouco mais de 261 mil hectares em 2020/2021, a previsão de início da semeadura é para o dia 21 de novembro, com a conclusão prevista para 10 de fevereiro. Compõem esta área Cocos, Jaborandi, Correntina, Santana, Barreiras, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério.

Três municípios do oeste baiano – Baianópolis, Wanderley e Campo Grande – começam a semear no próximo dia 11 e devem concluir os trabalhos no dia 10 de fevereiro.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: