Indicador do café arábica opera acima de R$ 1.300/sc

Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa

Os preços internos do café arábica seguem em forte ritmo de alta neste mês. Na parcial de novembro (até o dia 17), o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, posto na capital paulista, subiu 8,24%, fechando a R$ 1.359,78/saca de 60 kg nessa quarta-feira, 17, nova máxima nominal da série histórica do Cepea, iniciada em 1996.

Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso ao preço no Brasil segue vindo das valorizações externas da variedade, que, por sua vez, são influenciadas por preocupações quanto à oferta mundial nos próximos meses. Paralelamente, a retomada econômica deve favorecer o consumo de café.

No entanto, problemas logísticos enfrentados em diferentes origens têm atrasado os embarques do grão, levando países a usarem estoques certificados. Incertezas quanto à produção brasileira de arábica em 2022/23 também seguem no radar de agentes.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: