Preço do frango vivo cai, e relação de troca por insumos aumenta

Foto: Lucas Scherer/Embrapa

Com as cotações do frango vivo em queda, o poder de compra do avicultor frente aos principais insumos consumidos na atividade, milho e farelo de soja, tem recuado nestes primeiros dias de dezembro. No caso do milho, a relação de troca  é a mais desfavorável ao produtor de aves desde meados de junho.

No mercado de frango, após um longo período de estabilidade (agosto a novembro), o valor do animal está em queda, devido ao enfraquecimento das vendas da carne na ponta final, tanto no mercado interno quanto para o externo, contexto que trava as negociações envolvendo o vivo.

Quanto ao milho, segundo levantamento da Equipe Grãos/Cepea, a atenção de vendedores voltada ao clima seco em parte das regiões produtoras e a baixa liquidez no mercado spot têm mantido o cereal em valorização. Para o farelo de soja, os preços seguem estáveis.

Do Cepea

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: