Safras de grãos de TO deve crescer 6,7% e superar 5,8 milhões de t, diz Conab

Foto: Divulgação/Aprosoja

A safra de grãos 2021/22 do Tocantins é estimada em 5,89 milhões de toneladas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Se este resultado for confirmado, o volume representará um crescimento de 6,7% em relação à produção da temporada anterior. O desempenho projetado decorre da melhora na produtividade, passando de 3.397 quilos por hectare para 3.482 Kg/ha, e de uma maior área de cultivo, que pode chegar a 1,69 milhão de hectares.  O avanço da semeadura é favorecido principalmente pelo clima favorável.

Soja e milho são os principais produtos cultivados no estado, aponta o 3° Levantamento da Safra 2021/22 de Grãos, publicado pela Conab na última quinta-feira (9).  Para a oleaginosa, a estimativa de área plantada é de 1,14 milhão de hectares, com uma produtividade próxima à estabilidade, podendo chegar a 3.138 kg/ha. Com isso, a expectativa de produção da cultura neste ciclo é de 3,57 milhões de toneladas, acréscimo de 1,3%.

No caso do milho, há expectativa de recuperação dos níveis de produção e de produtividade, uma vez que a segunda safra do cereal foi impactada negativamente no ciclo 2020/21 pelas adversidades climáticas registradas. Além disso, o levantamento da Conab aponta para um crescimento da área plantada na 1ª safra do grão.  No total, é esperada uma produção de cerca de 1,49 milhão de toneladas no Tocantins.

Destaque também para a área plantada na 1ª safra de feijão caupi, que apresenta crescimento de 135,5% podendo chegar a 17,9 mil hectares. A produtividade desta leguminosa, por sua vez, tem tendência de queda de 3,7%, podendo chegar a 844 kg/ha. Mesmo com essa redução, o aumento expressivo na área influencia em uma maior colheita do produto, volume que pode chegar a 15,1 mil toneladas.

O boletim completo, com o panorama da produção de grãos no Tocantins e em todo o Brasil, está disponível no site da Conab.

Da Conab

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: